Durante a realização do II Congresso Mundial das Assembleias de Deus na cidade de São Paulo, Brasil, o Reverendo Thomas Trask, superintendente do Concílio Geral das Assembleias de Deus nos EUA, convidou os missionários brasileiros nos EUA a formarem um concílio distrital de língua portuguesa ligado ao Concílio Geral. Ele indicou o Pastor Joel Freire Costa para coordenar a comissão provisória que deveria compor a minuta dos seus estatutos e normas. O Pastor Joel Freire passou, então, a contatar todos os missionários brasileiros no vasto território da nação norte-americana.
Logo, acendeu-se uma linda chama de unidade naqueles que, por muitos anos, desejavam uma oportunidade de um trabalho permanente e orientado, que congregasse nossos irmãos brasileiros. Após as primeiras reuniões, verificou-se que a ideia não era tão simples de ser implementada, já que reunir e agregar pastores de diferentes regiões e adaptá-los a uma nova perspectiva administrativa, a americana, levaria ainda algum tempo. Além disso, havia a necessidade de correções estatutárias no Concílio Geral em Springfield para alinhar o desejo dos irmãos brasileiros de portarem credenciais não somente americanas, mas também brasileiras, o que, com o tempo, foi aceito e atendido pelos irmãos americanos, embora tenha sido um processo demorado.
Do lado brasileiro, já havia um espírito de congraçamento e grande disposição de fortalecer os laços que agora existiam. A alegria que inundava os corações era a de não haver mais a necessidade de solidão ou separatismos, pois agora estávamos periodicamente nos reunindo, visitando e cooperando uns com os outros.
Uma vez que os próprios irmãos americanos reconheciam as dificuldades de uma ação mais rápida, nasceu em nossos corações o desejo de criar uma convenção ligada diretamente e reconhecida pela CGADB (Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil) e que pudesse representá-la no território norte-americano. Isso sem abandonar o projeto original de estarmos sob a jurisdição de Springfield, conforme orientação e desejo do nosso presidente, Pastor José Wellington Bezerra da Costa.
Assim, sob a chancela da CGADB e com a presença de sua Mesa Diretora, foi fundada a CONFRADEB-EUA – Convenção Fraternal dos Ministros das Assembleias de Deus do Brasil nos Estados Unidos – em fevereiro de 1998, no então Radisson Twin Towers Hotel, localizado na 5780 Major Boulevard, cidade de Orlando, estado da Flórida, EUA.
Uma Mesa Diretora foi composta pelos pastores, e uma comissão estatutária foi formada para redigir a minuta dos estatutos e regimento interno da nova convenção. Cinco Conselhos Regionais foram criados: Região da Nova Inglaterra, Região do Médio Atlântico, Região Centro, Região Sudeste e Região Oeste. Conselhos permanentes também foram formados, com representantes de cada região do país.
Um clima de comunhão e avivamento se expandia enquanto a confiança e o companheirismo se solidificavam. Os passos que se seguiam eram de congraçamento, organização, unidade e expansão. Missionários de diferentes convenções regionais do Brasil começaram a se somar naquela que é um pedacinho da Assembleia de Deus no Brasil, mas em pleno solo americano.
Desfrute da maravilhosa presença de nosso Deus, Um evento que marcara vidas.
Inscreva-se!CONFRADEB - Concilio Distrital Brasileiro
4000 N. Federal Hwy. - Lighthouse Point , FL 33064 - USA
Phone (754) 309-6800
© 2024 Brazilian District Council of the Assemblies of God. All Rights Reserved